A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

SAIBA QUAIS SÃO OS TIPOS DE BROCAS E COMO UTILIZÁ-LAS

Ferramentas

Existem múltiplos tipos de brocas e cada uma é indicada para uma necessidade específica. Se você utilizar, por exemplo, uma broca de aço três pontas no concreto a broca pode acabar quebrando, e estragando a furadeira, que pode perder o fio ou até mesmo causar um acidente. E para evitar que isto aconteça, trouxemos várias informações relevantes para você, confere só:

Primeiro você deve determinar o que você vai fazer, qual o tipo de material que vai ser perfurado, o tamanho do furo e sua profundidade. O segundo passo é certificar-se de sua segurança, utilizando sempre luvas e óculos de proteção. Importante: mesmo que não perceba, a broca pode acabar aquecendo bastante, então procure não encostar nela após o trabalho.

Tipos de brocas

  • Broca de aço rápido:

    Utilizada somente para perfurar metal, elas são helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita. Dependendo do metal a ser perfurado, poderá ter uma cobertura que proporciona maior resistência, como por exemplo, uma cobertura de titânio.

imagem-1

  • Broca SDS-Plus:

    Indicadas para uso profissional. São atualizadas em marteletes na perfuração de granitos, mármores, tijolos, concreto, basalto e materiais de alvenaria em geral. Essas brocas possuem um encaixe especial para evitar que deslizamento quando efetuar a furação. Deve-se usar esse tipo de broca em marteletes de até 4 kg.

imagem-2

  • Serra copo:

    Indicada para uso em metal, madeira, plástico, cerâmicas, alvenaria, alumínio, porcelanato entre outros. Com essa broca é possível fazer furos com diâmetros maiores. Essa broca consiste numa coroa em que a parte externa, dependendo do tipo, poderá ser dentada ou diamantada, com uma broca no meio, servindo para dar início ao furo.

imagem-3

  • Broca de três pontas:

    Utilizadas somente em madeira, são geralmente fabricadas em aço carbono, que proporciona maior resistência ao calor que é gerado pelo atrito com a madeira e suas resinas. A ponta central da broca serve como um guia do furo, não permitindo que o ponto inicial escape durante a perfuração e as outras duas pontas servem para perfurar.

imagem-4

  • Broca para Concreto – Widea (Metal duro):

    Utilizada em concreto, alvenaria, e mármore. A sua utilização vai depender da especificação da Widea, que poderá ser mais ou menos dura, afiada ou não. Sempre utilizada em materiais mais resistentes. Pode ser usada no modo martelete. Sua ponta tem forma de flecha, sendo mais larga que o corpo da broca, evitando assim.

imagem-5

  • Broca Chata:

    Utilizada para furar madeira, aglomerados e fibras. Sua ponta piloto, é geralmente equipada com uma rosca, que evita deslizamentos e proporciona uma tração maior, produzindo uma perfuração bem mais rápida. São usadas em situações que não exigem fino acabamento. Indicadas para perfurações onde o material é grosso, de forma que esta é a única broca com capacidade de perfuração acima de 20 cm.

imagem-6