A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

Como fazer painel de ferramentas na sua parede?

Dicas painel de ferramentas

Precisando de um local para organizar as suas ferramentas? Que tal criar o seu próprio painel de parede para elas?

Além de ser prático e não ocupar espaço na sua casa, um painel de ferramentas pode manter as suas ferramentas organizadas e prontas para uso a qualquer momento que você precisar.

Portanto, não perca tempo. Aprenda agora como fazer um painel de ferramentas!

Escolha do material

madeira pinus

Madeira Pinus

O primeiro passo é decidir qual será o material para o painel: normalmente eles são feitos de metal ou construídos com madeira.

Caso decida optar pelo metal, o processo fica mais simples, pois ele é facilmente encontrado para vender pronto, necessitando apenas da instalação.

Se optar pelo de madeira o processo também não é difícil, requer apenas um pouco mais de trabalho na escolha e no preparo do material. As madeiras utilizadas podem ser tabuas de pinus, MDF, chapa de compensado ou até mesmo cortiça.

Itens necessários

  • Ripas de madeira
  • Tábua de pinus
  • Buchas
  • Lixa
  • Furadeira
  • Pregos e Parafusos
  • Lápis
  • Trena

Preparo

lixa-na-madeira

Não esqueça de dar uma boa lixada na madeira.

Antes de colocar a mão na massa, é importante ter uma ideia do espaço e das ferramentas que pretende organizar no seu painel, assim você não corre o risco de fazê-lo muito grande ou muito pequeno.

As peças de madeira você pode encontrar facilmente em uma marcenaria, porém você mesmo pode ajustá-las com o auxílio de uma serra elétrica. Para as dimensões da tábua, você pode usar como base 1 metro de altura e 90 cm de largura, e para as ripas uma altura de 1 metro com uma profundidade de 1,5 cm.

Com a madeira nas medidas certas para o painel, você precisa apenas lixar o material e pronto. Vamos à instalação!

Instalação

O primeiro passo é fazer as marcações no local com o auxílio de um lápis e uma trena: realize três marcações em cada lado dividindo-as entre a parte de cima, do meio e da parte de baixo onde ficará o painel.

Depois, com o auxílio de uma furadeira, realize os furos nas marcações e adicione as buchas. Em seguida, coloque a ripa no local e parafusei-a na parede com o auxílio de uma chave.

Logo após, é hora de fixar o painel: nesse momento você pode optar pelo uso de pregos ou de parafusos.

Para concluir, basta colocar os pregos na tábua e deixar uma folga de 0,5 cm entre a madeira e o prego, como na figura abaixo.
prego na madeira

Feito isso, o seu painel está pronto. Se quiser deixá-lo mais organizado ainda, após colocar as ferramentas você pode, com o auxílio de um canetão ou um giz, fazer o contorno nas ferramentas para sempre colocá-las no lugar certo de onde você tirou.

Então, preparado para fazer o seu painel de ferramentas?

Se precisar de algum material, conte com a Copare para te ajudar.

Curta nossa página no Facebook e no Instagram para receber mais dicas bacanas como esta.