A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

CONHEÇA OS TIPOS DE BROCAS

Ferramentas

Sabe aquele reparo ou pequena obra que você deseja realizar em casa? Muitas vezes acabamos deixando de contratar um profissional porque nem tudo requer a ajuda de profissionais, não é mesmo? O problema acontece quando não sabemos manusear corretamente alguma ferramenta e isso, consequentemente acaba tornando-se um problema enorme. A utilização de uma broca errada ou inadequada para a superfície pode afetar o resultado final e, muitas vezes, causar danos na sua furadeira, martelete, móvel ou parede. Mas será que você sabe qual tipo de broca utilizar? Confira as dicas que separamos para evitar acidentes ou até mesmo estragar  seu equipamento.

O que são brocas?
As brocas são instrumentos cortantes e que possuem como principal função realizar furos cilíndricos, na maioria das vezes são utilizadas com ajuda de furadeira ou marteletes. A escolha da peça certa deve ser feita depois de saber o diâmetro do furo que será feito e o tipo do material que será perfurado. Sabendo esses dois aspectos é possível conhecer o modelo apropriado para o serviço.

Broca chata: Indicada para usos em madeiras, compensados e aglomerados. Apresenta três pontas, sendo que uma delas é uma ponta piloto e ajuda que você fure corretamente, possui limite de medida para fazer furos.

Broca de três pontas: Esse tipo é utilizado em qualquer tipo de madeira. Por ter necessidade de ser resistente é fabricada em aço carbono, resistindo ao atrito de diferentes tipos de madeiras.

Broca forstner: Usada para furos rasos em madeiras, também ajuda na instalação de dobradiças.

Broca de aço rápido: Serve para fazer furos em metais, são helicoidais com haste cilíndrica e corte à direita.

Broca SDS-Plus e SDS-Max: São usadas em usos profissionais, nos marteletes ajudam na perfuração de granitos, mármores, tijolos, concretos, basalto e materiais de alvenaria. Apresentam um encaixe que evita deslizamento na hora da perfuração.

Broca de Wídea: É facilmente confundido com a SDS-Plus e SDS-Max, a diferença está no encaixe. É utilizada para furar materiais resistentes como concreto, paredes de alvenaria, mármores, etc.

Broca serpentina: Serve para perfurar madeiras duras, macias ou até mesmo úmidas. É comumente usada por pessoas que trabalham com construção civil e carpintaria. Seu aspecto é espiral, o que faz com que a perfuração seja rápida e ainda tenha um excelente acabamento.

Serra copo: Usada para perfurar metal, madeira, plástico, cerâmicas, alumínio, alvenaria, porcelanato, etc. Seu diferencial é que com ela é possível fazer furos com diâmetros maiores.

 

Precauções
Algumas precauções devem ser tomadas na hora de utilizar uma broca!

  • Não use uma broca para madeira em uma parede de alvenaria ou em superfícies metálicas, isso pode causar acidentes;
  • Proteja os olhos e as mãos com óculos e luvas de proteção;
  • Antes de colocar a broca na furadeira ou martelete, atente se a furadeira não está ligada na tomada;
  • Não utilize as brocas como punção;
  • Não tente modificar o diâmetro da broca.

Cuidados importantes!

  • Sempre limpe as brocas após o uso;
  • Mantenha as brocas lubrificadas;
  • Após colocar a broca na furadeira ou martelete, verifique se ela está bem fixa, a fim de evitar danos na haste.

Agora que você conhece os diferentes tipos de brocas e um pouco sobre sua utilização, precauções e cuidados, ficou muito fácil realizar reparos na sua casa, não é mesmo? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog!