TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS
FerramentasVocê sabe o que é uma ferramenta pneumática? É uma ferramenta que utiliza ar comprimido e, assim como outros equipamentos, é fundamental que seja utilizada corretamente para evitar acidentes e danos à ferramenta. Confira as dicas que separamos!
Diferentes tipos
Esses são os principais tipos de ferramentas pneumáticas encontrados no mercado:
- Amortecedores;
- Moedores;
- Britadeiras;
- Lixadeiras;
- Pistolas de pregos e grampos;
- Brocas;
- Pistolas de pintura;
- Picadeiras automáticas.
Utilização
As ferramentas pneumáticas possuem muitas utilidades e, pelo fato de utilizarem ar comprimido, são equipamentos relativamente fáceis de operar, tornando o trabalho mais eficiente. Por exemplo: As pistolas de pregos são precisas ao serem manuseadas. As pistolas de ar ajudam a remover a sujeira e gordura de diferentes superfícies. As lixadeiras de ar são usadas para fazer acabamentos de serviços em carros. Nas pistolas de pintura, o ar ajuda a acelerar a aplicação da tintas, etc. Como podemos perceber, elas apresentam uma vantagem maior se forem comparadas a ferramentas normais.
Vantagens
As vantagens de possuir ferramentas pneumáticas são várias, destacamos as 3 principais:
- Simplicidade: As ferramentas desse tipo, apresentam uma estrutura muito mais simples do que as demais;
- Segurança: Quer segurança quando o assunto for ferramentas? Os itens pneumáticos possibilitam uma utilização segura, permitindo seu uso em ambientes propícios a acidentes elétricos, explosões e até mesmo debaixo d’água. Também têm seu uso bloqueado se a pressão colocada na ferramenta diminuir muito;
- Custo-benefício: O custo-benefício é maior, se comparado a outros tipos de ferramentas, visto que são duráveis, apresentam vida útil maior e desenvolvem menos falhas do que as demais.
Cuidados importantes
Antes de utilizar qualquer equipamento pneumático, é necessário que algumas medidas sejam adotadas a fim de evitar acidentes:
– Utilize sempre óculos de segurança e equipamentos adequados;
– Limpe corretamente seus equipamentos;
– Faça manutenções regulares para evitar problemas futuros e, lembre-se que o uso de ferramentas pneumáticas deve ser feito por pessoas experientes ou que possuem o devido treinamento.
Agora que você sabe um pouco mais sobre ferramentas pneumáticas, aproveite para conhecer os modelos que possuímos em nosso site. Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog, até a próxima.