A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

CONHEÇA OS TIPOS E MODELOS DE CHAVES

Ferramentas

A chave é uma ferramenta de uso mecânico, geralmente é de metal com cabo de material variado (podendo ser de plástico, acrílico ou de madeira).

Sua principal função é ser introduzida em parafusos para girá-los, apertando, afrouxando ou ajustando-o para obter vantagem mecânica na aplicação de torque em parafusos e porcas.

Você deve lembrar que uma chave de boa qualidade terá sempre melhor desempenho do que qualquer método adaptado, porém deve-se usar chaves com ponta igual a do encaixe do parafuso, caso contrário pode danificar a ponta.

Conheça agora alguns tipos de chaves e suas funcionalidades!

Esta chave é feita de metal com o cabo podendo variar entre materiais como plástico ou acrílico, pode ser isolada, de ponta chata e estreita. Sua função é girar, apertar ou afrouxar o parafuso.

imagem-1

Ponta fina, em formato de cone. São utilizadas para apertar ou afrouxar parafusos do tipo fenda cruzada.

imagem-2

 

  • Torx

Esta chave possui seis pontas que formam uma estrela e seu nome genérico é chave interna hexalobular. Possui uma maior resistência a pressão de encaixe, são muito eficientes em processos automatizados.

imagem-3

 

Ferramenta mais conhecida como chave sextavada, serve para fixar parafusos, porcas e outros tipos de fixadores. Costuma ter o formato de L, com ponta hexagonal.

imagem-4

 

  • Robertson

Este tipo de chave tem a ponta quadrada e possui um bom torque sem escapes. Tem a mesma indicação de uso que a chave Allen, porém para parafusos com fenda quadrada.

imagem-5

 

  • Chave Tri-Wing

Modelo pouco conhecido, tem a ponta com formato de hélice. Assim como a Torx é firme e precisa, sendo ideal para trabalhos como consertos de equipamentos eletrônicos (videogames e telefones).

imagem-6

Além de conhecer os tipos das chaves, é importante também saber usá-las de forma correta e com segurança.