A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

Como funciona uma inversora de solda

Ferramentas

Ter a ferramenta certa é primordial para realizar um trabalho de forma rápida, prática e segura. É fato que as máquinas de solda mudaram consideravelmente se comparadas aos modelos antigos. Antes, as máquinas de solda eram grandes e pesadas, faziam muito barulho e soldavam apenas um tipo de eletrodo. Nos dias atuais, essas ferramentas aumentaram suas funções e tornaram-se práticas durante sua utilização. Quer saber mais como funciona uma inversora de solda e tirar outras dúvidas? Confira o texto a seguir.

A Soldabilidade

Para o processo de Eletrodo Revestido, o usuário precisa ter muito treino e ficar atento a algumas técnicas importantes.

  • Possuir amperagem correta;
  • Estar atento ao ângulo do eletrodo;
  • Cuidar a altura do arco;
  • Desenho do tecimento do cordão.

Para aqueles que ainda não estão familiarizados com os aparelhos de solda, é necessário um tempo até que o usuário faça com que a solda esteja estabilizada e macia.

O Transformador

Os transformadores de solda produzem somente corrente alternada (AC ou CA) na saída. Dessa maneira, eles só podem ser utilizados para soldar eletrodos E6013/OK46, o que acaba restringindo o seu uso em áreas industriais. É uma máquina simples e com algumas limitações Quando a rede de energia estiver baixa e a máquina receber menos do que 220V o eletrodo tende a grudar na peça.

A inversora de solda

Você sabe como funciona uma inversora de solda? As inversoras de solda são parecidas com um pequeno computador. A eletrônica dessa ferramenta é composta por 4 componentes, sendo ele: IGBT, capacitor, diodos e transformador. Os aparelhos de solda são equipamentos que possuem controle sobre a energia adquirida da rede elétrica. Elas são alimentadas pela rede por meio de tensão (v) alta e uma corrente (a) baixa. Sendo assim, a função da solda elétrica é transformar a energia adquirida da rede e torná-la útil para derreter uma consumível e funciona da seguinte maneira:

  1. Transforma a energia de entrada (seja 110 ou 220v) de CA (corrente alternada) para CC (corrente contínua);
  2. Gera uma alta corrente de saída através de semicondutores de potência;
  3. Estabiliza o arco elétrico para uma solda macia e eficiente.

Com a corrente contínua você poderá soldar qualquer tipo de eletrodo revestido. Na dúvida sobre qual equipamento investir? Aposte na inversora de solda. Além de ser leve e portátil, é fácil de instalar, econômica e versátil. Em nossa loja você encontra uma variedade de inversores de solda, acesse e confira.