A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

SERRA CIRCULAR

Ferramentas

A serra circular é uma ferramenta utilizada para realizar cortes em madeira. Geralmente é utilizadas por profissionais como marceneiros ou por aquelas pessoas que desejam realizar pequenos reparos em casa. Além de ser um equipamento muito eficiente, a serra circular pode durar mais de 10 anos. Quer saber mais? Confira!

Diferença entre serra circular e serra mármore

A maior diferença entre esses dois equipamentos é a rotação. A serra circular, possui baixa rotação, é indicada para cortes em madeira e possui os discos maiores do que os da serra mármore. Outro fato importante é que ela apresenta um tipo de proteção móvel no disco, que se abre no momento do corte e fecha automaticamente após ser utilizado. Já a serra mármore, apresenta alta rotação, possui discos diamantados, desse modo é indicada para cortes em mármores, concretos, porcelanatos, etc.

Como usar a serra circular?

A serra circular é uma ferramenta muito útil, mas pode tornar-se perigosa se não for usada corretamente. Então fique atento a forma correta de utilizá-la!

Antes de utilizar o equipamento, certifique-se de que a lâmina certa está fixada corretamente. Vale lembrar que é necessário usar lâminas afiadas, visto que lâminas cegas podem travar ou superaquecer. Apoie a serra de ambos os lados, verifique se não existem pregos na madeira, mantenha os dois pés firmes e ligue a serra, fique do lado enquanto serra. Não fique empurrando a serra, apenas deixe que a pressão emitida possa te guiar. Solte imediatamente o gatilho se a lâmina travar e use um pedaço de madeira para destravá-la. Ao finalizar o processo, espere a lâmina parar antes de removê-la da madeira.

Cuidados importantes

A serra circular não é um equipamento indicado para iniciantes. Por isso, é fundamental que a mesma seja utilizada com muita cautela. Confira alguns cuidados importantes:

  • Leia atentamente o manual oferecido pelo fabricante;
  • Tenha cuidado ao montar os discos da serra circular;
  • Não utilize discos que estejam rachados, deformados ou danificados;
  • Ajuste a profundidade do corte;
  • Não faça cortes curvos;
  • Jamais comece um corte aterrissando o disco na madeira, pode ser muito perigoso;
  • Não use a serra mármore para cortar madeira, pois o risco de ocorrer um acidente grave é grande;
  • Mantenha a serra circular em local seco e arejado, longe do alcance de crianças e animais;
  • Use um conjunto adequado de equipamentos de segurança (luvas, óculos, protetor, máscara protetora e protetor de ouvido) sempre que for manusear o aparelho.

Seguindo essas dicas, você vai poder realizar um trabalho sem acidentes e ainda evitar que seu equipamento estrague. E aí, o que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário e continue acompanhando nosso blog. Lembrando que em nosso site possuímos uma grande variedade de serras circulares, acesse e confira!