A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

Como Construir um Pergolado de Madeira?

Dicas pergolado de madeira

Se você busca renovar o visual da sua casa e deixar o ambiente mais elegante e natural, os pergolados são uma ótima opção.

O melhor de tudo é que você não precisa ser um especialista em marcenaria para fazê-lo – além de economizar na mão de obra, você ainda terá uma atividade muito relaxante para passar o tempo.

Siga nossas dicas e aprenda como construir um pergolado de madeira.

Defina o local

O primeiro passo é definir onde você pretende construir o seu pergolado – normalmente eles são instalados em áreas externas, porém nada impede de você construir o seu em um ambiente externo, tudo depende do espaço disponível, por isso…

Meça a área

Com o auxílio de uma trena, realize a medição do perímetro desejado para construção do pergolado de madeira, com isso você está pronto para definir os tamanhos da estrutura e escolher qual o tipo de madeira usar.

Escolha a madeira

Para definir qual madeira utilizar, você deve pensar qual o estilo que você procura em seu pergolado? Mais rústico ou mais sofisticado?

Para um ambiente mais rústico, opte pelas madeiras brutas; ou se preferir um ambiente mais sofisticado, escolha as madeiras aparelhadas.

Compre os materiais adequados

Além da madeira, temos mais alguns materiais simples que serão necessários na construção do pergolado.

  • Perfis metálicos
  • Parafusos
  • Argamassa
  • Cascalho
  • Impermeabilizante

Tenhas as ferramentas certas

Os itens indicados para construção do seu pergolado são:

Processo de Construção

Preparo

Antes de tudo, prepare a madeira passando a lixa até que ela fique uniforme e depois passe o impermeabilizante.

A secagem do impermeabilizante leva cerca de 10 horas, porém você pode ir adiantando o processo fazendo as marcações no terreno e cavando 4 buracos com 60cm de profundidade onde serão colocadas as colunas.

Construção

Com a massa da argamassa pronta (basta misturar o pó da argamassa com água até ficar com a consistência pastosa) e as madeiras cortadas na medida certa, encaixe as colunas nas demarcações e adicione a massa e os cascalhos até que fiquem totalmente firmes.

Após a fixação das 4 colunas, posicione as vigas acima e fixe-as com os perfis metálicos.

Para finalizar, você pode adicionar diversos materiais ao topo do seu pergolado: podem ser bambus, plantas ou palha para um ambiente mais rústico e natural; ou vidro temperado ou lonas especiais para um estilo mais sofisticado.

 

E aí, preparado para construir o seu pergolado de madeira?

Para deixar o seu ambiente ainda mais bonito, não deixe de conferir os nossos artigos sobre como fazer um jardim vertical e como usar paletes na decoração do jardim.

 

Curta também a nossa página no Facebook e fique ligado nas melhores dicas para o seu lar.