A Copare Máquinas e Ferramentas é um e-commerce criado para atender o mercado de máquinas e ferramentas, possuindo uma ampla variedade de produtos para os mais diversos segmentos.

Compressores de ar: eficiência para seus serviços

Ferramentas

Os compressores de ar são equipamentos eficientes e essenciais para a realização de trabalhos em funilaria, borracharia e serralheria. Desse modo, auxiliam em serviços como pintura, enchimento e até mesmo na calibragem de pneus. Os compressores podem ser utilizados para produzir e armazenar o ar comprimido, sua utilização pode ser para usos domésticos, profissionais e até mesmo industriais. Confira o texto a seguir e saiba mais.

PCM, o que é?

O PCM é a medida de fluxo volumétrico, ou seja, a capacidade do compressor em dar vazão ao ar. No momento em que você possuir o PCM (pés) das ferramentas que serão utilizadas, some os PCMs e coloque 30% no valor como uma forma de segurança. O ideal é que antes de comprar o compressor você escolha aquele que chegue mais próximo a esse valor, já que ele vai servir para suprir as suas necessidades.

Reservatório

Conhecido também como cilindro, é onde o ar comprimido fica armazenado. A capacidade varia conforme o tipo de compressor. Atualmente o mercado conta com compressores de 20, 40, 100 litros ou mais. Portanto, quanto maior o reservatório, maior será sua pressão.

Cuidados essenciais

O compressor de ar ajuda a facilitar trabalhos do dia a dia. Porém, para garantir um melhor desempenho e aproveitamento do equipamento, é necessário seguir alguns cuidados quanto a utilização.

  • Para facilitar a ventilação, mantenha o compressor a no mínimo 30cm da parede;
  • Lembre-se de manter o equipamento sempre nivelado, já que a lubrificação pode ficar comprometida;
  • Tenha o ambiente de trabalho sempre limpo e livre de poeira, visto que poeira em excesso pode diminuir a eficácia do filtro;
  • Fique atento pois o filtro do compressor deve ser limpo em torno de três vezes por semana, a fim de evitar superaquecimento. O mesmo vale para as correias e atividade das válvulas;
  • Utilize sempre os equipamentos indicados: botas, luvas, protetor auricular, máscara, óculos e roupas adequadas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre o funcionamento dos compressores de ar, utilidades e cuidados, acesse nossa loja e conheça todos os modelos disponíveis.